domingo, 14 de setembro de 2008

Rudolph Giuliani, um perfil.


Website da Cidade de Nova Iorque. http://www.nyc.gov/html/records/rwg/html/bio.html


Uma Biografia do ex-Prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani


Em 1944, Rudolph W. Giuliani nasceu em uma família do Brooklyn, Nova Iorque. Neto de imigrantes Italianos, o ex-prefeito Giuliani aprendeu uma ética de trabalho duro e profundo respeito pelos ideais americanos de oportunidades iguais para todos. Ele frequentou a escola Memorial Bispo Loughlin (classe de 1961) no Brooklyn, o Manhattan College (classe de 1965) no Bronx, e a Faculdade de Direito da Universidade de Nova Iorque, se graduando magna cum laude em 1968.

Após se formar, Rudy Giuliani foi escriturário do Juiz Lloyd MacMahon, Juiz dos Estados Unidos para o Distrito do Sul de Nova Iorque. Em 1970, Giuliani foi oficializado neste escritório como Procurador. Aos 29 anos, foi nomeado Chefe da Unidade de Narcóticos e subiu para o posto de Procurador executive. Em 1975, Giuliani foi recrutado por Washington, onde foi nomeado Representante Associado ao Procurador Geral e chefe de pessoal do Representante do Procurador Geral. De 1977 a 1981, Giuliani retornou a Nova Iorque para praticar advocacia na Patterson, Belknap, Webb e Tyler.

Em 1981, Giuliani foi nomeado Procurador Geral Assistente, o terceiro maior posto no Departamento de Justiça. Como Procurador Geral Assistente, Giuliani supervisionou todas as agências de controle da lei de Departamentos Federais de Procuração, o Bureau de Correções, e a Agência de Controle de Narcóticos, e os Delegados Americanos.

Em 1983, Giuliani foi designado Procurador dos Estados Unidos para o Distrito do Sul de Nova Iorque, onde ele liderou campanhas para colocar na cadeia os traficantes de droga, lutou contra o crime organizado, quebrou a rede de corrupção no governo, e levou a júri criminosos de colarinho branco. Poucos Procuradores na história conseguiram alcançar seu recorde de 4.152 condenações com somente 25 revogações.

Em 1989, Giuliani entrou na corrida para prefeito da Cidade de Nova Iorque como candidate dos partidos Republicano e Liberal, perdendo pela menor margem na história da cidade. Entretanto, em 1993, sua campanha tinha como foco a qualidade de vida, crime e educação o levou a ser o 107o. Prefeito da Cidade de Nova Iorque. Em 1997 ele foi re-eleito por uma grande margem, representando quarto das cinco regiões da cidade.

Como Prefeito, Rudy Giuliani devolveu a responsabilidade final ao governo da Cidade e melhorou a qualidade de vida para todos novaiorquinos. Sob sua liderança, o total de crimes caiu 57%, assassinatos tiveram 65% de redução, e a cidade de Nova Iorque – uma vez mal-afamada no mndo por suas ruas perigosas – foi reconhecida pelo F.B.I. como a cidade grande mais segura da América por cinco anos.

As estratégias de imposição da lei em Nova Iorque se tornaram modelo para outras cidades ao redor do mundo, especialmente o programa CompStart, que ganhou o Prêmio Inovações no Governo de 1996, concedido pela Faculdade de Política Governamental Kennedy na Universidade de Harvard. O CompStart permite ao policial monitorar estatisticamente a atividade criminal em ruas específicas bem como em toda a cidade, mantendo comandos em precintos responsáveis pela atividade criminal em suas vizinhanças. Porque esses dados são atualizados constantemente, permite ao policial se tornar uma força pró-ativa na luta contra o crime, impedindo as ondas de crime que afetam negativamente a qualidade de vida para os residentes da área.

Quando o ex-prefeito Giuliani tomou posse, um em cada sete novaiorquinos estava em Guerra. Giuliani devolveu a ética no trabalho para a vida na Cidade através da implementação da maior e mais bem sucedida iniciativa de Assistência Social do país, cortando metade da folha de pagamento da previdência pela metade, e mudando 640.000 indivíduos da dependência do governo para a dignidade a auto-suficiência. Além disso, Giuliani decretou a redução de impostos representando mais de U$ 2,5 bilhões – incluindo a taxa de aluguel commercial, imposto de renda de pessoa física, taxa de ocupação de hotel, e taxas de vendas em vestuário para compras até U$ 110. E também, centenas de milhões de dólares foram devolvidos ao setor privado como resultado de uma campanha agressiva de Giuliani para acabar com a influência do crime organizado no Mercado de Peixe de Fulton, na indústria de recolhimento de lixo, e feiras de alimentos em toda a cidade. Essas reformas, combinadas com a disciplina fiscal que permitiram ao ex-prefeito mudar um orçamento de deficit de U$ 2,3 bilhões em um excedente multi-bilionário, levou a Cidade a uma era de crescimento amplo com um recorde de 450.000 novos empregos no setor privado criados em sete anos. Quando as notícias do resurgimento da Cidade começaram a se espalhar pela nação e no mundo, o turismo atingiu níveis recordes.

O ex-prefeito Giuliani também se comprometeu com a nutrição e acapacitação das crianças da cidade de Nova Iorque. Através da criação da Administração de Serviços para a Criança, a cidade de Nova Iorque agora tem um protetor pró-ativo e efetivo para as crianças mais vulneráveis da Cidade, e é reconhecido como modelo nacional. Além do mais, a cidade de Nova Iorque trabalha todos os dias para encontrar famílias amorosas para crianças que procuram adoção. A Cidade atingiu um nível recorde de adoção desde 1996 – mais de 20.000 – marcando um grande crescimento de 65% em relação aos seis anos anteriores. Giuliani também foi um líder no sentido de conseguir seguro de saúde para crianças através da iniciativa inovadora HealthStat, que usa tecnologia para coordenar um esforço de toda a cidade para cadastrar as crianças em programas de saúde existentes. Para registro, 96.000 crianças e famílias qualificadas conseguiram acesso a seguro de saúde através da iniciativa HealthStat. Essas melhorias têm aumentado a esperança e oportunidade para todas as crianças de Nova Iorque, e estabelecido a fundação para que nossa cidade cresça ainda mais forte para o Século XXI.

Para mudar o maior sistema de educação pública urbana do país, Giuliani trabalhou incessantemente para restabelecer as responsabilidades e aumentar os padrões em todas as escolas da Cidade. A proporção aluno-professor estão mais baixas do que nunca, enquanto que o orçamento para as escolas públicas da Cidade de Nova Iorque aumentou de U$8 bilhões para U$12 bilhões. Os obstáculos burocráticos em relação à reformas significativas tais como promoção social e direito de posse terminaram, enquanto programas como educação bilingue e educação especial foram renovados pela primeira vez em 25 anos. Sob a liderança do ex-prefeito, Nova Iorque introduziu novos e inovadores programas de instrução que melhoraram as habilidades de leitura, dando a todos os estudantes acesso a computadores, e restauraram a educação artística como parte fundamental do currículo escolar. No ano passado, essas iniciativas bem-sucedidadas foram acompanhadas pela instalação de bibliotecas de 300 livros em cada sala de aula e aulas aos finais de semana para instrução em Inglês e Ciências. Em Outobro de 2000, o prefeito lançou o Fundo de Aperfeiçoamento das Escolas de Nova Iorque, o primeiro fundo oferecido por uma cidade a ajudar escolas com custos em equipamento e instalações. O fundo é um exemplo recente do comprometimento do ex-prefeito em oferecer tanto qualidade quando alternativas educacionais para todas as famílias da Cidade, a despeito de sua renda, e para estimular as escolas públicas de Nova Iorque à melhoria através de competições.

Sob a liderança de Rudy Giuliani, a Cidade de Nova Iorque se tornou o melhor exemplo conhecido da resurgência da América urbana. Do sucesso da limpeza da Times Square e outros espaços públicos em toda a cidade ao fechamento do aterro de Fresh Kills na Staten Island, o ex-prefeito Giuliani trabalhou incessamente para levar Nova Iorque à próxima geração melhor e mais bonita do que quando ele assumiu a prefeitura.

Nova Iorque se estabeleceu como a Cidade que outros se espelham quando querem estudar as estratégias mais inovadoras para redução do crime, reforma de assistência social, encorajamento do crescimento econômico, e melhoramento da qualidade de vida. Na última década, a população de Nova Iorque alcançou o recorde de 8 milhões de residentes, confirmando que Nova Iorque é novamente uma Cidade em crescimento, cheia de otimismo e confiança, e que os melhores dias ainda estão por vir.

Nenhum comentário: