quinta-feira, 18 de setembro de 2008

FUBU, uma marca dos negros, para os negros

Do website: http://en.wikipedia.org/wiki/FUBU

FUBU é uma empresa da área de vestuário. Incluindo roupas casuais, esportivas, uma coleção de ternos, linha de óculos, cintos, e sapatos. O nome é a sigla para “Para nós, por nós” (For Us, By Us), indicando que a linha de produtos foi feita por negros, para negros.

A empresa foi fundada em 1992 por Daymond John, com uma linha de chapéus feitos em sua casa no bairro de Queens, Cidade de Nova Iorque. Com um capital de investimento de aproximadamente U$ 5.000, John e seus três amigos Carl Brown, J. Alexander Martin, e Keith Perrin, tornaram metade da casa de sua mãe em uma fábrica e a outra metade em moradia para os cinco, e a casa foi mais tarde hipotecada para mais ajuda financeira aos jovens rapazes.

Na verdade, o “05” que é motivo de várias camisetas da FUBU é uma referência aos cinco fundadores da linha de vestuário.

A FUBU começou como uma empresa para a comunidade jovem local. Os fundadores intencionavam competir com empresa de roupas esportivas como a Nike, que usava jovens da cidade de Nova Iorque e de outros lugares para pesquisar o que estava sendo usado, e então fabricar produtos do feedback. A FUBU sentia que a Nike estava lucrando da autenticidade da moda de rua de Nova Iorque sem devolver o bastante para a comunidade, e dessa forma, a cultura Afro-americana estava sendo explorada. Por ter como alvo a juventude da cidade e definir seus competidores dessa maneira, a FUBU instigou controvérsias se a empresa tinha a intenção de deixar de fora os que não eram negros, apesar de pessoas de outras descendências usarem hoje suas roupas. A FUBU insiste que eles não são intencionalmente exclusivos, e seu mercado-alvo são todas as pessoas.

A coleção da FUBU consiste em camisetas, camisas estilo rugby, camisas de hockey e futebol Americano, bonés de baseball, sapatos e calças jeans. Todas são bordadas com a logo da FUBU. A maioria dos produtos, tais como jeans, são importados de todo o mundo. A FUBU agora expandiu para incluir várias linhas como a Platinum FUBU, FUBU calçados para homens e mulheres, peças íntimas, roupas casuais, roupas de banho, relógios, e FUBU trajes a rigor. A coleção Platinum FUBU também inclui as linhas Fat Albert e Harlem Globetrotters.

Em 1995, a empresa sul-coreana Samsung passou a investir na empresa de Nova Iorque.

Em seu auge, o lucro da FUBU passou os U$ 350 milhões anuais em vendas em todo o mundo. A FUBU vêm sendo reconhecida por seu sucesso empreendedor. Premiações que incluem dois Congressional Awards, dois NAACP Awards, a premiação do Pratt Institute, o Christopher Wallace Award, a premiação online Hip-Hop Award e uma Menção Honrosa do Presidente do Bairro de Queens.

A popularidade da FUBU está ultimamente em declínio nos Estados Unidos, mas, ainda permanence como uma marca competitiva no mercado internacional.

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