terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Fundo Getty para artes



Um dos maiores patrocinadores das artes no mundo, o Fundo J. Paul Getty é uma instituição filantrópica cultural internacional que se enfoca nas artes visuais em todas as suas dimensões. O Getty serve tanto o público em geral como uma ampla rede de comunidades de profissionais em Los Angeles e em todo o mundo.

Através do trabalho de quatro programas Getty – o Museu, o Instituto de Pesquisa, e a Fundação – o Getty procura se aprofundar no conhecimento e nutrir um senso crítico através do crescimento e apresentação de suas coleções e através do avanço do entendimento e preservação da herança artística no mundo. O Getty busca essa missão na convicção de que a consciência cultural, a criatividade, e o prazer na estética são essenciais para uma sociedade civil.

Localizações
A base do Getty está em Los Angeles, Califórnia, e recebe aproximadamente 1.8 milhões de visitantes por ano em suas duas locações: o Getty Center em Los Angeles, e o Getty Villa em Malibu.

O Getty Center, um campus incrustado num monte, desenhado e desenvolvido por Richard Meier, abriu em 1997 e comemorou seu décimo aniversário em 2007.

A Getty Villa em Malibu, a locação original do Museu J. Paul Getty, reabriu no início de 2006 com uma nova missão de ser um centro educacional e museu, dedicados às artes e culturas das antigas Grécia, Roma e Etrúria.

Tanto o Getty Center como a Getty Villa atendem um variado público através de exibições, conversação, bolsas de estudo, pesquisa e programas públicos.

História
J. Paul Getty via a arte como uma influência civilizadora na sociedade e acreditava fortemente em tornar a arte disponível para o público para sua educação e prazer. Ele abriu o Museu J. Paul Getty ao público em 1954. Este pequeno museu, localizado em sua casa de campo em Malibu, abrigava coleções de antiguidades Gregas e Romanas, mobília Francesa do século 18, e pinturas Européias. Fascinado pelo mundo antigo do Mediterrâneo, ele mais tarde construiu uma estrutura ao estilo Romano, modelada de acordo com a Villa dei Papiri no primeiro século a.C.

Quando a maior parte dos bens pessoais do Sr. Getty passou para o Fundo, em 1982, os curadores procuraram fazer uma grande contribuição para as artes visuais através da expansão do Museu bem como com uma nova gama de programas. O Instituto de Conservação Getty, o Instituto de Pesquisas Getty, e o Programa de Auxílio Estudantil foram fundados nos anos 80. O Programa de Auxílio Estudantil, que promovia o trabalho de todos os programas Getty e administrava o Instituto de Liderança Getty, se tornou a Fundação Getty em 2005.

O Fundo J. Paul Getty Trust continuou a desenvolver a visão do Sr. Getty, apoiado pelas direções em seu testamento, que pedia pela “difusão do conhecimento geral e artístico”.

Museu

O Museu J. Paul Getty visa aprofundar o conhecimento das artes visuais e nutrir o senso crítico através do colecionamento, preservação, exibição e interpretação de trabalhos de arte da mais alta qualidade. Para cumprir essa missão, o Museu continua a acrescentar à sua coleção através de compras e doações, apresentando o impacto das artes usando exibições, publicações, programas educacionais desenvolvidos para um amplo público, e também com programas de artes performáticas. O Museu trabalha para oferecer a seus visitantes o acesso às artes visuais mais inovadoras enquanto apreciam uma experiência única vendo os trabalhos de arte em nosso Getty Center e Getty Villa. Enquanto usufrui os recursos do Fundo Getty, o Museu também estende o alcance de sua missão pela Internet e através de constantes intercâmbios de trabalhos de arte, profissionais e especialistas.

O Museu J. Paul Getty no Getty Center em Los Angeles abriga pinturas, desenhos, esculturas, manuscritos iluminados e artes decorativas Europeus e fotografias Européias e Americanas.

O Museu J. Paul Getty na Getty Villa em Malibu reabriu em 28 de Janeiro de 2006, após o término de um grande projeto de renovação. Como museu e centro educacional dedicado ao estudo das artes e culturas da Grécia, Roma e Etrúria antigas, a Getty Villa atende á um variado público através de exibições, conservação, bolsas de estudo, pesquisa e programas públicos. A Villa abriga aproximadamente 44 mil trabalhos de arte da extensa coleção do Museu de antiguidades Gregas, Romanas e Etruscas, das quais mais de 1.200 estão expostas.

Fundação

A Fundação Getty cumpre a missão filantrópica do Fundo Getty apoiando indivíduos e instituições comprometidos com o avanço e preservação das artes visuais localmente e em todo o mundo. Através de auxílios estudantis e programas estratégicos, a Fundação fortalece a história da arte como disciplina global, promove a prática interdisciplinar de conservação, aumenta o acesso à coleções do museu e de arquivos, e aprofunda futuros e atuais líderes nas artes visuais. A Fundação conduz seu trabalho em colaboração com o Museu Getty, o Instituto de Pesquisa, e o Instituto de Conservação, para assegurar que os programas Getty alcancem um grande impacto.

De: http://www.getty.edu/

Nenhum comentário: