sexta-feira, 19 de junho de 2009

Tom Ford

Tom Ford nasceu em Austin, no Texas, mas passou maior parte de sua vida em Santa Fé, no Novo México. Durante sua adolescência, Ford mudou-se para Nova Iorque e se inscreveu na Universidade de Nova Iorque (NYU), inicialmente fazendo matérias em história da arte. Mais tarde ele redirecionou seus estudos para concentrar-se em arquitetura na Escola de Design Parsons em Nova Iorque e em Paris, incluindo seu treinamento na Parsons de Nova Iorque.

Em 1990, Tom Ford se mudou para Milão para se juntar ao time de designers de roupas femininas da Gucci. Em 1992, ele se tornou Diretor de Design e em 1994 ele foi indicado como Diretor Criativo da Gucci. Ele era responsável pelo design de todas as linhas de produtos, de vestiário a perfumes, pela imagem corporativa, campanhas de publicidade e design das lojas do grupo.

Em Janeiro de 2000, após a aquisição da Yves Saint Laurent e YSL Beaute pelo Grupo Gucci, Tom Ford assumiu a posição de Diretor Criativo da Yves Saint Laurent Rive Gauche e YSL Beaute além das posições existentes na Gucci. Ford trabalhou com as equipes de criatividade na YSL para definir a imagem e posicionamento da marca YSL incluindo todas as categorias de produtos e atividades de comunicação. Ford também trabalhou como Diretor Criativo do Grupo Gucci.

Em Julho de 2002 ele se tornou Vice Presidente da Diretoria Administrativa do Grupo Gucci. Em Abril de 2004, Ford renunciou ao seu cargo no Grupo Gucci após a compra de ações do grupo pelo Pinault Printemps Redoute. Durante os 10 anos de Ford como Diretor Criativo na Gucci e do Grupo Gucci, as vendas cresceram de 230 milhões em 1991 para quase 3 bilhões em 2003, tornando a Gucci umas das marcas de luxo mais rentáveis no mundo.

Em Abril de 2005, exatamente um ano após sua saída dramática do Grupo Gucci, Ford anunciou a criação da marca TOM FORD. Ford contou com a ajuda nesse empreendimento do ex-presidente e CEO do Grupo Gucci, Domenico De Sole que trabalha como Diretor da Empresa. Como Presidente e CEO da TOM FORD INTERNATIONAL, Ford anunciou sua parceria com o Grupo Marcolin, um líder mundial da indústria de óculos, para produzir e distribuir armações óticas e óculos de sol sob a marca TOM FORD. No mesmo dia, Ford e De Sole anunciaram uma aliança com a Estee Lauder para criar a linha de beleza TOM FORD. Esta colaboração seria em duas fases durante vários anos. A primeira fase deste empreendimento foi lançada em Novembro de 2005 com a muito bem sucedida coleção Tom Ford Estee Lauder. Na segunda fase, Tom Ford e Estee Lauder criaram e comercializaram uma fragrância e linha de beleza com o nome TOM FORD BEAUTY que foi lançada em Novembro de 2006 com uma fragância de assinatura, chamada Tom Ford Black Orchid, e foi seguida por Tom Ford Black Orchid Voile de Fleur. Sua primeira fragrância para homens foi lançada em Setembro de 2007, chamada Tom Ford For Men.

Em Fevereiro de 2006, Tom Ford anunciou um acordo de licença com o Grupo Ermenegildo Zegna para a produção e distribuição mundial de coleção masculina de luxo ready-to-wear e roupas, calçados e acessórios feitos sob medida sob a marca TOM FORD.

Em Abril de 2007, sua primeira loja levando o nome da marca abriu em Nova Iorque na 845 Madison Avenue para coincidir com o lançamento da linha de roupas masculina e coleção de acessórios TOM FORD.

Em Junho de 2007, a TOM FORD INTERNATIONAL anunciou uma expansão a nível mundial, a começar pela abertura de lojas nos próximos três anos em Milão, Londres, Los Angeles e Havaí. Além disso, TOM FORD anunciou acordos com parceiros-chave que permitirão um cronograma de expansão seletivo e direcionado começando na Primavera de 2008 para cidades importantes na Europa, América do Sul, Ásia e Oriente Médio. TOM FORD também anunciou a distribuição limitada e exclusiva da coleção masculina para parceiros escolhidos do varejo de luxo nos Estados Unidos e Europa começando na Primavera de 2008. O resultado geral do plano criará mais de 100 lojas que funcionarão como ponto de venda de varejo da TOM FORD em todo o mundo nos próximos 10 anos bem como uma rede muito bem controlada de lojas dentro de lojas com parceiros de varejo de luxo.

O sucesso de Tom Ford na indústia da moda é reconhecido pelos vários prêmios recebidos, incluindo: cinco prêmios do prestigiado Conselho de Designers de Moda da América (CFDA) (1996), (2001), (2002), (2004) e (2008); cinco VH-1 (Premiação Vogue Fashion) (1995), (1996), (1999), (2002) e (2004); dois prêmios do Clube do Editor de Moda do Japão (FEC) (2000), dois prêmios ACE do US Accessory Council (2001), (2006); o Prêmio Ícone de Estilo na Premiação Estilo Elle de 1999 (Reino Unido); o Prêmio de Homem do Ano Internacional da GQ Britânica (2000); o Prêmio Superstar da Noite das Estrelas do Fashion Group International (EUA, 2000); Designer do Ano GQ (EUA, 2001); Prêmio de Sucesso em Design de Moda para o Prêmio de Design Nacional do Museu de Design Cooper Hewitt (2003).

Em Março de 2004, Tom Ford foi homenageado por sua contribuição ao mundo da moda e cinema com o prêmio Rodeo Drive Walk of Style. Em 2005 ele recebeu o "Prêmio Andre Leon Talley pelo conjunto da obra" pela Universidade Savannah de Arte e Design. O Conselho de Acessórios, a associação de comercialização líder em acessórios do país, homenageou Tom com o ACE Lançamento de Marca na Premiação ACE 2006, em 30 de Outubro de 2006, em reconhecimento à sua nova linha de óculos de sol.

Em Março de 2007, Tom Ford foi homenageado com a Premiação Vito Russo da GLAAD. Em 02 de Junho de 2008, Tom Ford recebeu o Prêmio Designer de Roupas Masculinas do Ano no Conselho de Designers de Moda da América. Ele recebeu esse prêmio após a marca levando o seu nome ter completado apenas um ano.


de: http://www.tomford.com/#/en/thebrand/tomford

Nenhum comentário: