sábado, 9 de agosto de 2008

Imagine um Mercado onde seu dinheiro nao e bem vindo..tudo e de graca!





O Really, Really Free Market (RRFM) - algo como: mercado em que tudo é realmente de graça – é um movimento não-hierárquico coletivo de indivíduos que formam um mercado temporário baseado em uma economia alternativa do doar. O movimento RRFM visa ser um neutralizante do capitalismo de um modo não-reacionário. Seu maior objetivo é montar uma comunidade baseada em dividir recursos, que se preocupa uns com os oturos e assim, melhorando as vidas de todos como um todo. Os mercados normalmente variam em qualidade, mas, eles geralmente oferecem tanto produtos quanto serviços. Os participantes trazem itens que não precisam mais, comida, utensílios, habilidades e talentos como os de entretenimento e cortes de cabelo. Um RRFM pode acontecer em um espaço aberto da comunidade, como um parque da cidade, ou ambientes comunitários.
Origens e Propagação
Participantes da Rede Anarquista do Sudeste (SeaNET) usaram o primeiro Really, Really Free Market como exemplo para protestar contra a reunião do G8. O primeiro Really, Really Free Market conhecido aconteceu simultaneamente em Miami, na Florida e em Raleigh, na Carolina do Norte, durante protestos anti-globalização contra o FTAA. A idéia rapidamente se propagou em todo o país.
O movimento se espalhou então em lugares diversos, como: Carolina do Norte; cidade de Nova Iorque; Reno, em Nevada; Cottage Grove, no Oregon; Minneápolis, em Minnesota; Milwaukee, no Wisconsin; Lancaster, na Pensilvânia; e em São Francisco. A Carolina do Norte tem um grande movimento RRFM, com mercados sendo feitos em cidades como Wilmington, Raleigh, Greensboro e Greenville.

http://en.wikipedia.org/wiki/Really_Really_Free_Market



A RESPEITO DO RRFM
Porque existe o bastante para todos
Porque dividir é mais gratificante do que ter
Porque as corporações preferem ver inundações em aterros de lixo do que alguém ganhar alguma coisa de graça
Porque a escassez é um mito construído para nos manter à mercê da economia
Porque um dia ensolarado é melhor do que qualquer coisa que o dinheiro possa comprar
Porque “livre comércio” é uma contradição de termos
Porque ninguém deveria ficar sem comida, abrigo, entretenimento e comunidade
Porque a vida deveria ser um piquenique, mas so será se fizermos isso acontecer
Você já pegou alguma coisa que você encontrou na calçada? Ou já evitou que seu vizinho jogasse fora alguma coisa sem uso?



Um Really Really Free Market é como um pote da sorte para o que você quiser dar ou pegar. Você alguma vez já levou pouca comida para algum lugar e saiu com a barriga cheia? Todos trazem algo e saem com bem mais.
Todos temos habilidades, objetos, sorrisos, talentos, excitação, discussões e muitas outras coisas para dividir. Se trouxermos tudo isso para o Really Really Free Market, podemos oferecer vidas mais cheias e equilibradas para todos.
Como comunidade, temos mais recursos do que como indivíduos. Se dividirmos nossos recursos não precisaremos comprar tantas coisas novas. Isso consome menos dos recursos da Terra, e menos de nossas horas de trabalho, nos deixando com mais tempo para nós mesmos e para nossas comunidades.
Será que trabalharíamos quarenta horas por semana no trabalho se não pensássemos que fosse necessário? E se ao invés disso trabalhássemos para melhorar nossas habilidades e talentos individuais e os dividíssemos uns com os outros? Nós poderíamos passar mais tempo fazendo coisas que gostamos.
O Really Really Free Market é uma tentativa de colocar essas idéias em prática por quarto horas todo mês.
Por favor nos ajude a manter o Really Really Free Market um evento 100% GRATUITO e não-comercial. Uma vez ao mês, vamos nos juntar e esquecer a respeito de negócios, trocas e dinheiro. Deixe os cartões em casa e se lembre da alegria de dar pelo prazer de dar.

www.reallyreallyfree.org

Nenhum comentário: